terça-feira, 19 de agosto de 2008

COSTA DA CAPARICA - PERDA DE AREIA A OLHOS VISTOS

------------- Keep moving research ------------------------------------
Perda de Areias das praias
Surf Salva Vidas, Desporto é Bens Estar das Sociedades
Oportunidades Inovadoras
Politicas Educativas Comunidade e Agenda 21 Local
Turismo Sustentável
Ajuda Humanitária
Projecto família e comunidade
Reefs artificiais Vs Pontões (próximo artigo)



Já reparaste na perda de areia nas praias da Costa da Caparica??
à cerca de 10 Anos que estudo o caso e não observei uma única medida por isso agora têm mesmo de se intervir. É algo fácil e pode salvar a praia da perda de areia é algo comprovado no blog que criei para poder deitar cá para fora este sentimento de tristeza que é ver as praias onde aprendi a surfar e passei excelentes momentos com os meus amigos. O blog é: http://criar-escrita.blogspot.com
O meu apelo vai para todos Concessionários, População em geral, Associações, CMA, juntas freguesia, ....que criem a mentalidade de mudança necessária para pôr em execução um plano de recuperação das areias.
Como se não trata-se de uma coincidência, existe outro assunto que me motiva semelhante preocupação, este é mesmo sério já que pode custar, e aliás já custou vidas Humanas. Nadadores Salvadores. Para este fim inscrevi o projecto que gostaria de ver a nascer nas praias portuguesas: estruturas Surf Salva Vidas no portal da TMN: www.causassuperiorestmn.com.
Vou tentar abordar os dois temas, sem causar confusão a todos, mas a realidade é que a solução, pode perfeitamente ser elaborada em conjunto, e até trazer benefícios de lazer, para várias pessoas, sobretudo camadas mais jovens.
Um Clube de Surf Salva Vidas, é algo mais que se possa imaginar à partida, e vedo como funciona a Sociedade Portuguesa, existe um gap na protecção civil neste momento, assim como um maus trabalho dado por Órgãos do Estado. Falo do Instituto de socorros a náufragos, e falo também da Câmara Municipal de Almada.
Tanto numa direcção como noutra. Tanto no que se refere ás areias como aos nadadores salvadores, temos tractores da Câmara a fazer limpeza de praias tão rente à duna que está a prejudicá-la e tenho fotos que o comprovam, assim como testemunham, como claro no apoio que nos dá, pois eu não obtive qualquer resposta aos emails e pedidos de colaboração para rectificar e colaborar para esta situação mudar.
Gostaria de apresentar um plano, pessoalmente desenvolvido, mas é preciso que entendam a gravidade da situação, pois sem areia, não existe praia, e perde-se o único potencial económico da nossa zona, e assim o desenvolvimento económico que todos dependemos está em risco. Assim como sem continuidade numa estrutura de Surf Salva vidas, não existe protecção segura ao Banhista.

Vejam as areias na Praia do Rei, Bar Hula Hula, e vejam que tive o cuidado de colocar Summer Experiences como apresentação deste projecto.

Porque a Associação ou Clube? Para trabalhar com jovens, educação, voluntariado, fundos do estado.

Entendam a minha preocupação e unam-se e dê-me força.


É um recurso sem preço e merece a nossa atenção pois e daqui que todos vivemos nesta margem da praia..do glamour do sol e da nossa qualidade de vida e do turismo, se existe causa a que possa incansavelmente trabalhar, então esta é a vossa causa, e eu estou aqui ate atingir este objectivo...mas preciso de atenção e ajuda.
Não se esqueçam que ser português e muito mais que assistir e torcer pela selecção nacional...é ser solidário com o que nos rodeia e querer colaborar, a muito para fazer, e só juntos podemos inverter este país de enfrentar graves crises de futuro, se perdemos os nossos recursos, e se continuamos a não unirmos como cidadãos activos na nossa comunidade mais local.

Este é o plano de acção simples e fácil de implementar. Super simples, fácil de gerir e aplicar. Para verem os efeitos, basta visitarem a praia do Rei, e ver que este projecto se chama de Summer Experiences. Ou seja é algo comprovado.

Plano de intervenção e gestão

Prevenção 1

Época balnear: época de maior carga, e fluxo de pessoas.

Acções
Avisos: sensibilização (folhetos, placas)
Prevenção activa: interditar acesso pedonal a dunas através de cordão
Material a utilizar: Paus e corda ( gastos na média dos 10 euros por 100 metros )
( visite experiência empírica comprovada em http://criar-escrita.blogspot.com )


Prevenção 2: Inverno: época de tempestades: desgaste erosão acelerada devido a desgaste acentuado na época de verão combinada com ventos e tempestades.

Acções
Prevenção activa: colocar barreiras de protecção contra tempestades prevenindo (sobretudo de Oeste )
Material a utilizar: redes ou placas de madeira, paus ( os mesmos utilizados na primeira fase ), depois retirar no Verão e alisar as areias com tractores

A terceira acção seria dragagens, mas como se trata de um método mais caro, teria de se abordar estratégias económicas de implementação.


Tão simples…….a pouco e pouco podemos recuperar areias!


Se quisermos analisar as coisas do ponto de vista mais cientifico, também podemos, é que de facto, neste país para tomar decisões politicas, por vezes existe muita tese, muito estudo, mas pouca acção e assim, muitos dos capitais que seriam para o desenvolvimento, acabam por ficar, retidos nos escritórios para os engenheiros, arquitectos, etc.
Estamos a falar de medidas simples de implementar, e comprovadas já fisicamente, mas já para prevenir, que parcelas do estado, venham dizer que é necessário um estudo aprofundado, etc.
A pergunta fica, qual a formação, ou conhecimento local do problema e das causas, que “eles” têm, se não saiem nem saíram do gabinete este tempo todo, como se deixara chegar as coisas a este nível, sem as mínimas estratégias de sensibilização, e mais, porque motivo nos tentariam atrasar um processo simples que necessita de acção e não de estudos.
É que já foram, tomadas estas cautelas dando, toda a atenção, definindo um modelo de estudo, para que não existam quaisquer atrasos e seja dada toda a credibilidade possível às intenções de querer de facto contribuir para o melhoramento da qualidade de vida das pessoas apenas, e não apenas de um sector, através de estudos, e atrasos, sem o verdadeiro espírito local, cidadão, empenhado.

Definição DPSIR:
Modelo conceptual que permite fazer uma avaliação integrada dos problemas ambientais. Utiliza cinco indicadores descritivos que permitem traduzir o problema em causa.
Driving forces (Forças Motrizes)P ressures (Pressões) State (Estado) Impact (Impacto) Response (Respostas)

Aplicação do modelo

Forças Motrizes - causas socio-económicas subjacentes aos problemas ambientais.
Pressões – pressões no ambiente provocadas pela utilização de recursos e geração de resíduos e emissões.
Estado - alterações no estado do ambiente provocadas pelas pressões.
Impacte - efeitos nos ecossistemas e na saúde humana.
Respostas – Medidas adoptadas, instrumentos de comando e controlo, legislação.


Degradação do Solo das Praias

Dpsir
Este é o modelo de gestão integrada, e podem usá-lo em qualquer problema que se debata perante vós, e um modelo usado em vários ramos de engª do ambiente, para definir cada sector, e desta forma poder usar instrumentos políticos e preventivos em cada um deles de forma a atacar os problemas em mais que uma frente, daí ser um modelo de gestão integrado.

Quanto ao solo, o que é, inserido no caso que se segue dunas:

 Camada superficial da crosta terrestre
 Corpo complexo, vivo e dinâmico
 Constitui uma interface com os outros compartimentos dos ecossistemas terrestres
 Recurso não renovável (uma camada de 30 cm leva cerca de 1000 a 10000 anos a formar-se)
Ecológicas:
 Produção de biomassa
 Acção filtro, tampão e transformação
 Habitat e reservatório genético

Socio-económicas e culturais:
 Suporte de fundações
 Fonte de matérias primas
 Património histórico e cultural

Depende de vários factores:

 Geologia
 Topografia
 Clima
 Distribuição dos agentes agressores

Aplicação do modelo

Forças Motrizes - Turismo ( fluxo de pessoas ), Causas Naturais e Aquecimento global, Pescas ( arrasto e modificação dos fundos )

Pressões – Alterações físicas do solo Usos do solo

Estado - Erosão

Impacte - Redução da biodiversidade, Alteração na função do solo, Efeitos indirectos noutros meios. Perda de areias e território





Outros casos, que não o estudo para curiosidade do leitor:

 Directos (alterações nas funções do solo):
- Diminuição da produtividade
- Perda das funções do solo
- Alteração das características bioquímicas e microbiológicas do solo

 Indirectos (efeitos nos outros meios):
- Desertificação
- Problemas de saúde humana
- Stress hídrico
- Contaminação dos lençóis freáticos e águas
superficiais
- Aumento do escoamento superficial
- Aceleração da erosão hídrica
- Perda de nutrientes e solo superficial
- Alterações na biodiversidade


Resposta - resposta da sociedade aos problemas ambientais.
??????????????????????????????????????

Forças Motrizes

Alterações físicas do solo


Pressões no ambiente
Estado do Ambiente
Erosão:
Processo natural e artificial de perda de solo
que envolve o transporte de partículas
leva A IMPACTES:
Redução da biodiversidade, Alteração na
função do solo, Efeitos indirectos noutros meios

Impactes
Respostas
perda de solo: património nacional



Exemplos de Programas a nível nacional para o solo:

 Política Europeia para a Protecção do Solo (ESPP);
 Convenção das Nações Unidas para Combate a Desertificação;
 Programa de Acção Nacional de Combate à Desertificação;
 Comunicação sobre a Protecção do solo;
 FAO* World reference base for soil resources;
 Environmental Programme for Europe (EPE, 1995);
 Reforma da Política Agrícola Comum (PAC);
 Manual de Boas Práticas Agrícolas.

Legislação
 RAN e REN


Desde cedo a educação é um factor de importância, os centros Surf Salva Vidas, educam, protegem as praias e salvam vidas. Não tenho menor dúvida que o jovem que este ano morreu na pré época balnear teria hoje com a sua família se houvesse consciência disto. O que me preocupa é durante quanto tempo mais, se andará a brincar, e a estar desatento a estas situações, quantas mais vidas, quantos mais metros cúbicos de areia se iram perder.
Á que apostar na vida, na qualidade de vida e mais ainda na preservação do que é nosso.

Apostar no na protecção civil, voluntariado, na educação, no desporto deve ser uma das palavras chave se queremos mudar o país, e se estamos a beira mar plantados, bem então que se comece pela beira mar, pois a partir daí, uma força colectiva irá certamente emergir, através dos exemplos conseguidos, pois nós portugueses, seguimos exemplos, já não arriscamos tanto como outrora.


MAIS COISAS EM HTTP://CRIAR-ESCRITA.BLOGSPOT.COM

Sem comentários: